Centro Oeste, Chapada dos Guimarães, Hotéis, Mato Grosso, review

Pousada do Parque – Refúgio em meio à natureza no Parque Nacional de Chapada dos Guimarães

4 de maio de 2017
Área da Piscina

Desde que me entendo por gente, a Chapada dos Guimarães que, felizmente é praticamente no “quintal de casa”, distante aproximadamente 67,1 km de Cuiabá onde moro, é um destino em que a minha família e os amigos costumam se reunir para visitar nos finais de semana e feriados, como a grande maioria dos cuiabanos o fazem, seja para curtir um clima mais fresquinho (Chapada costuma ter temperaturas muito mais amenas do que Cuiabá), seja para se conectar mais com a natureza, já que apresenta diversas atrações e belezas naturais, ou apenas para passar o dia e almoçar admirando a lindeza das paisagens que você encontra por lá.

Como normalmente os meus passeios à Chapada dos Guimarães se restringiam a apenas curtir um dia inteiro, já que foram raras as vezes em que dormi na cidade e sempre na casa de amigos, estava justamente em busca de uma experiência diferente para aproveitar melhor tudo o que o lugar tem a oferecer combinado com momentos de descanso, e foi assim que descobri a Pousada do Parque, localizada nos limites do Parque Nacional de Chapada dos Guimarães.

Entrada - Pousada do Parque

Com o seu estilo charmoso e ao mesmo tempo rústico, em meio ao belíssimo cenário de Chapada, a Pousada do Parque foi uma grata surpresa e nesse artigo compartilho como foi a minha experiência durante o fim de semana que fiquei hospedada na pousada.

A POUSADA DO PARQUE

Situada nos limites do Parque Nacional de Chapada dos Guimarães, a uma altitude de 750m, a Pousada do Parque tem 500 hectares de área privada e possui 08 apartamentos, que denotam a exclusividade e o conforto que a pousada pretende oferecer aos seus hóspedes.

Vista a partir da piscina. Créditos da foto: Pousada do Parque

Vista a partir da piscina. Créditos da foto: Pousada do Parque

A área da pousada compreende 2 cachoeiras sazonais (período em que estão cheias é dezembro a julho), uma vista de tirar o fôlego do Parque Nacional de Chapada dos Guimarães, onde se vislumbra os fantásticos paredões de Chapada, várias trilhas, mirantes, uma torre de observação, e a nascente do Rio Independência, que dá vida e abastece 07 cachoeiras do Parque Nacional, que integram o “Circuito das Águas” de Chapada dos Guimarães (passeio que pode ser feito a partir da Pousada).

Durante a minha visita, infelizmente peguei tempo nublado

Durante a minha visita, infelizmente peguei tempo nublado

Devido à sua especial localização, a Pousada do Parque também é o local ideal em Chapada dos Guimarães para observação de mais de 250 espécies de pássaros característicos do cerrado (conta com uma torre de observação para isso), bem como diversas espécies de animais, insetos e vegetação típica da região, o que atrai hóspedes não só do Brasil, mas do mundo todo, principalmente os que praticam o “birdwatching”, que buscam observar pássaros.


OLHA QUE INTERESSANTE: Uma das coisas que mais gostei de saber ao visitar a Pousada do Parque é que, em virtude da sua característica de projeto particular de preservação ambiental no entorno do Parque Nacional de Chapada dos Guimarães, a pousada é ecofriendly (que significa amigavelmente ecológico), ou seja, tem toda uma pegada sustentável, já que a pousada foi construída dentro dos mais avançados critérios ambientais.

Assim, as madeiras utilizadas na construção da pousada são de reaproveitamento, a sua cobertura é feita de telhas confeccionadas a partir de caixas de leite e a água que serve a pousada é aquecida por placas solares. Além disso, a pousada conta com uma moderna e eficiente estação de tratamento de efluentes, ao mesmo tempo em que pratica coleta seletiva e reciclagem do lixo, tudo visando a proteção do meio ambiente.

A pousada, que tem como missão ambiental estimular a visitação responsável do Parque Nacional, também atua para ajudar na recuperação do número de indivíduos do Lobo Guará, que é uma espécie ameaçada de extinção.


Em sua estrutura a Pousada do Parque ainda apresenta área de lazer, com piscina ao ar livre (de frente para a vista dos paredões), restaurante, redes na varanda para aquele momento relax, terraço, jardim com bancos e balanços, sauna, serviços de massagem, sala de estar acessível para todos os hóspedes em que há lareira (Chapada dos Guimarães tem um clima muito fresquinho e costuma ter temperaturas baixas no inverno) e biblioteca e Wi-fi gratuito em todas as áreas.

Sala comum da Pousada

Sala comum da Pousada

A Pousada do Parque também é integrante da Associação de Hotéis Roteiros de Charme, de modo que segue diversos critérios sociais e ambientais de acordo com diretrizes da Organização das Nações Unidas (ONU), através do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) e da Organização Mundial do Turismo das Nações Unidas (OMTNU). Assim, os hotéis/pousadas que fazem parte dessa Associação reúnem os princípios de qualidade, ética e responsabilidade ambiental.

A pousada também possui Certificado de Excelência concedido pelo Tripadvisor e está entre as 3 melhores pousadas de Chapada dos Guimarães, de acordo com as avaliações dos hóspedes. No site de reservas Booking a nota da Pousada do Parque é 8,4 e está classificada como muito boa.

Sauna - Pousada do Parque

Sauna – Pousada do Parque

CHECK-IN E RECEPÇÃO DA POUSADA

Os horários de check-in são a partir das 14h00 até às 20h00, e é recomendável avisar com antecedência o horário de chegada, já que para entrar na pousada é necessário seguir algumas instruções, como explico mais abaixo. O horário de check-out é 12h00 (meio-dia).

Frente - Pousada do Parque

A recepção funciona de 7h30 da manhã às 9h00 da manhã e a equipe fala fluentemente outras línguas além do português, como espanhol e inglês.


IMPORTANTE! Vá prevenido, pois a Pousada do Parque apenas aceita pagamento em cheque ou dinheiro, ou se preferir também pode ser feito por transferência bancária.


O atendimento é rápido e os funcionários atenciosos e hospitaleiros. Para quem se interessar por comprar lembrancinhas de Chapada dos Guimarães para levar para familiares e amigos, a pousada tem uma lojinha de souvenirs, o que facilita bastante.

OS QUARTOS

Os quartos da Pousada do Parque, embora simples, são confortáveis e com decoração rústica, de bom gosto, em estilo campestre, além de serem voltados para a varanda (o que permite conferir a linda vista da pousada) e têm tela protetora para proteger da visita de insetos indesejados, já que a área está inserida no Parque Nacional de Chapada dos Guimarães e, assim, está rodeada de mata. Há também tomadas em número suficiente no quarto para carregar seus dispositivos eletrônicos. A voltagem é 110 volts.

Quarto em me hospedei na Pousada do Parque: quarto triplo

Quarto em me hospedei na Pousada do Parque

As camas, no modelo box, são confortáveis e os travesseiros são feitos com pena de ganso, o que os torna bem fofinhos. Todos os quartos têm ar condicionado, acesso gratuito ao Wi-fi, amenidades de banho no banheiro (sabonete, shampoo, condicionador). A ducha do banheiro funciona muito bem e é uma delícia!

A pousada também disponibiliza nos quartos água mineral gratuita para os hóspedes, lanterna e guarda-chuva em caso de chuva inesperada para ir até o restaurante, que fica na área externa, em espaço diferente dos quartos. Embora o quarto não tenha frigobar, na sala comum há geladeira comunitária na pousada para o hóspede guardar as suas bebidas.

Quarto de casal

Quarto de casal – Créditos da foto: Pousada do Parque

Como disse acima, os quartos são simples, mas muito aconchegantes e atendem muito bem ao hóspede. O fato de não ter televisão nos quartos é proposital, justamente para se adequar ao conceito da pousada: priorizar o contato com a natureza e garantir dias de paz e tranquilidade. 

CAFÉ DA MANHÃ E O RESTAURANTE TETA DA LOBA

O café da manhã é ótimo e servido diariamente no Restaurante Teta da Loba, que fica na área externa, até às 10h00 da manhã. Como nesse espaço não tem portas nem janelas na entrada, fica uma área aberta (mas, coberta!) que proporciona saborear o café da manhã com uma vista maravilhosa!

Café da manhã - Créditos da foto: Pousada do Parque

Café da manhã – Créditos da foto: Pousada do Parque

Na mesa são servidos pães, bolos, frios variados, queijo fresco natural e temperado, ovos mexidos, cereais, iogurtes, e muitas frutas, como mamão, abacaxi, melão, maçã, banana. Para beber você encontra vários tipos de chá, café, leite e sucos de fruta naturais. A composição ideal para um café da manhã delicioso e nutritivo para dar aquela energia para os passeios e trilhas que te esperam durante o dia.

Restaurante Teta da Loba: onde é servido o café

Restaurante Teta da Loba: onde é servido o café

Além da bela vista que você pode observar durante o café da manhã, o hóspede tem a chance de ser brindado com a visita de belíssimos pássaros no espaço, o que embeleza mais ainda a paisagem. Aproveite para dar uma conferida mais detalhada no cenário utilizando o telescópio que é deixado no espaço para observação.

Os pães, bolos, biscoitos, etc. do café da manhã e são servidos n fogão à lenha

Os pães, bolos, biscoitos, geleias, etc. do café da manhã 


DICA! Ao lado do Restaurante da Loba tem um bebedouro com água potável, disponibilizada de forma gratuita e à vontade aos hóspedes e, assim, você pode encher a sua garrafinha de água para beber durante as trilhas e passeios.


No Restaurante Teta da Loba, também são servidos almoços e jantares aos hóspedes no sistema a La carte, não havendo necessidade de confirmar antes. O valor é cobrado a parte, por pessoa, já que não está incluso no valor da diária. O restaurante funciona a partir das 13h00 até às 21h00, onde são servidas porções, pratos individuais e sobremesas especiais.

Vista do restaurante. Crédito da foto: Pousada do Parque

Vista do restaurante. Crédito da foto: Pousada do Parque

Vale muito à pena comer no restaurante da Pousada do Parque, porque a comida servida é simples, caseira e muito saborosa, tem aquele gosto de infância sabe? E lembra muito comida de fazenda. Normalmente, são servidos pratos regionais, com saladas variadas em que se inclui mais de 5 tipos de verduras e vegetais, 2 tipos de carne, arroz, variados acompanhamentos, e sobremesa (formiguinha como eu sou, fiquei simplesmente fissurada pelo rocambole de prestígio que comi no almoço e a sobremesa de sorvete, com chocolate e morango que comi no jantar e lembra muito as sobremesas do Restaurante Paris 6, e tão gostosa quanto!). Ah e as refeições podem ser repetidas à vontade.

As bebidas também são pagas a parte, e você pode escolher desde um suco natural, refrigerante, cerveja até vinhos. Aliás, há uma grande diversidade de vinhos e o proprietário, o seu Osvaldo, sempre muito atento às necessidades dos hóspedes, explica sobre eles e ajuda a escolher o que for do agrado para o seu paladar.

Vinhos - Pousada do Parque


IMPORTANTE! O Valor do almoço/jantar por pessoa é de R$ 56,00 e não está incluso no valor da diária.


Outro diferencial da Pousada do Parque é que muitos dos alimentos servidos seja no café da manhã, no almoço ou no jantar,  são de produção própria, obtidos e preparados localmente, como o leite de vaca, verduras (tem uma horta na pousada), pães e pães de queijos caseiros, o que faz do café da manhã e da comida bem mais gostosos e saudáveis.

PASSEIOS E ATIVIDADES

Como alguns dos atrativos do Parque Nacional de Chapada dos Guimarães, como o Morro de São Jerônimo, a Gruta Casa de Pedras e a cachoeira Véu de Noiva, são acessíveis a partir de trilhas de nível moderado (e com paisagens espetaculares!) que saem da Pousada do Parque, é possível agendar esses passeios na própria pousada que providencia guia qualificado para acompanhar os hóspedes nesses passeios.

Vegetação do Cerrado

Vegetação do Cerrado


GUIA PARA OS PASSEIOS: É cobrado o valor da diária do guia que realiza os passeios, mediante custo adicional, que varia de acordo com o passeio.


Dentro da área da pousada há também atrações exclusivas que só estão abertas aos hóspedes como a Cachoeira do Éden (uma das cachoeiras existentes no local e que só está cheia no período de dezembro a julho, permanecendo seca em outras épocas, já que ela é sazonal), a uma piscina natural originada de uma pequena cachoeira, formações rochosas como a incrível Máquina de Costura, que tem esse nome justamente porque de fato lembra uma máquina de costura e Sítio Arqueológico com desenhos rupestres. Todos esses atrativos podem ser acessados por trilhas dos mais variados níveis de dificuldade e conferem ótima experiência para quem busca ampliar o contato com a natureza durante a estadia na pousada.

Formação Rochosa Máquina de Costura

Formação Rochosa Máquina de Costura

Essas trilhas podem ser feitas utilizando-se de um mapinha (pedir na recepção da pousada) ou com guia disponibilizado pela Pousada do Parque.


TRILHAS DENTRO DA POUSADA: As trilhas feitas no interior da Pousada do Parque podem ser feitas sem a necessidade de guia. A pousada, nesse caso, fornece mapinha e vendem lanchinhos para comer durante as trilhas também. Valor dos lanchinhos de trilha: R$ 20,00+10% da taxa de serviço.


Outros passeios que podem ser feitos na Chapada dos Guimarães como a visita à Lagoa Azul/ Caverna Aroe Jari e Kiogo Brado, ao Vale do Rio Claro, o Circuito das Cachoeiras, também podem ser organizados de forma prestativa pela recepção da pousada e o interesse deve ser informados com antecedência, a fim de que os passeios possam ser agendados.

Cachoeira do Éden em período de seca

Cachoeira do Éden em período de seca

Para quem se interessa pela atividade de observação de pássaros, a área da Pousada do Parque é praticamente um playground para isso, pois como já havia mencionado antes, no local é possível observar mais de 250 espécies de pássaros característicos da região do cerrado, o que é facilitado pela Torre de Observação instalada na pousada e atrai muitos turistas estrangeiros, biólogos e outros estudiosos.

Cachoeira do Éden quando está cheia. Créditos Pousada do Parque

Cachoeira do Éden quando está cheia. Créditos Pousada do Parque


RECOMENDO! Para fazer as trilhas, embora a Pousada do Parque forneça perneiras contra picada de cobras para uso nas trilhas (sempre bom prevenir né gente? Mas, não encontrei nenhuma por lá), sugiro que a pessoa vá com as pernas cobertas (com uma legging ou calça para trilha) e meias longas para se prevenir contra carrapatos também viu? Isso também é dica do pessoal da Pousada, pois no mato durante as trilhas tem muitos. É bom levar sabonetes contra carrapatos também, porque o bichinho quando gruda é um infortúnio para tirar e digo isso por experiência própria.


Uma vez na Pousada do Parque não deixe de reservar pelo menos um dia para conferir o pôr do sol do mirante da pousada ou a partir das redes na varanda, o que certamente deve ser um espetáculo a parte. Infelizmente, durante a minha visita fez frio e choveu o fim de semana inteiro, e o tempo ficou bem nublado e, assim, não pude conferir o pôr do sol famoso por ali, mas espero voltar para ter essa oportunidade.  

LOCALIZAÇÃO

A Pousada do Parque está localizada nos limites do Parque Nacional de Chapada dos Guimarães, mais precisamente no seguinte endereço:

Rodovia Emanuel Pinheiro (MT-251), KM 52, Chapada dos Guimarães – Mato Grosso/Brasil

Distância do aeroporto até a Pousada do Parque

Distância do aeroporto até a Pousada do Parque

A pousada está distante aproximadamente 71,2 km do Aeroporto Internacional de Cuiabá – Marechal Rondon (que fica em Várzea Grande e não Cuiabá) e o percurso leva cerca de mais de 1h que vai depender muito do trânsito.

A distância entre a Pousada do Parque e a cidade de Chapada dos Guimarães é de um pouco mais de 15km, mas o trajeto é rapidinho e dá para visitar a cidade e outras atrações próximas, como as Cachoeiras do Marimbondo e da Geladeira.

Distância da Pousada do Parque até Chapada dos Guimarães

Distância da Pousada do Parque até Chapada dos Guimarães

COMO CHEGAR

Sabe aquela história de que muitas vezes para se chegar a lugares de uma beleza sem igual você tem que procurar bem, porque geralmente esse local é escondido e de acesso não tão fácil ? Então, isso se aplica quanto à localização da Pousada do Parque, já que é necessário seguir as instruções repassadas pela equipe da pousada para chegar no local.

Placa que indica a entrada da Pousada do Parque: visível na estrada

Placa que indica a entrada da Pousada do Parque: visível na estrada

Mas, acreditem em mim, nada muito complicado e é tudo muito bem explicadinho. E posso dizer? Essa característica nos dá mais ainda a sensação de que ao se hospedar na Pousada do Parque você está se hospedando em um lugar de qualidades únicas e muito exclusivo.

Se você estiver de carro, é só seguir a a rodovia que vai para Chapada dos Guimarães (MT-251), no Km 52, e 750 metros após a Cachoeira Véu de Noiva (tem placas indicativas e é a entrada da sede do Parque Nacional de Chapada dos Guimarães) você vai se deparar com uma ponte sobre o Rio Cachoeirinha e em seguida deverá sinalizar para entrar à direita, na segunda entrada, cerca de 250 metros após a ponte.

Ao virar, você vai encontrar o portão da pousada e na mureta de concreto, do lado direito do portão, terá uma pequena caixa blindada que possui uma senha (os funcionários da Pousada do Parque te informarão com antecedência via e-mail) para abrir. Dentro tem a chave do cadeado  portão que, após o uso, deverá ser colocada de volta na caixa blindada, momento em que a tampa deve ser colocada e digitada a senha novamente para fechar. Depois disso, seguir 5km sempre em frente, em uma estrada de terra, até chegar à pousada.

A caixa blindada fica na muretinha ao lado do portão

A caixa blindada fica na muretinha ao lado do portão


DICA! Se a sua chegada for no período da noite, é recomendável levar lanterna para poder enxergar a caixa blindada e o cadeado do portão que deve ser aberto com chave.


Para quem não está de carro próprio ou optou por não locar carro, a pousada também organiza transfers, por um custo adicional, para levar do aeroporto à pousada e vice-versa.

MINHAS IMPRESSÕES SOBRE A POUSADA DO PARQUE

Concebida pelo seu proprietário, o Sr. Osvaldo, para ser um lugar de paz e tranquilidade em que o contato com a natureza é privilegiado, a Pousada do Parque cumpre com excelência esse papel e confere aos seus hóspedes dias de descanso em meio às belezas naturais de Chapada dos Guimarães.

Redes - Pousada do Parque

O atendimento de toda a equipe é ótimo, todos muito prestativos, acolhedores, atenciosos e se esmeram para garantir que a estadia seja agradável. O proprietário, seu Osvaldo, sempre acompanha tudo de perto, e costuma dar especial atenção para os hóspedes. Aproveite para conversar com ele sobre a biodiversidade da região, pois ele entende muito do assunto.

A comida é deliciosa e a proposta sustentável da pousada, aliada ao conforto, torna a experiência mais bacana ainda.

Confesso que a localização, nos limites do Parque Nacional de Chapada, com certeza é um dos pontos de destaque, já que toda a paisagem no entorno da Pousada do Parque é maravilhosa e é um privilégio ter a oportunidade de passar alguns momentos ali. O lugar é ideal para quem quer se aventurar explorando a natureza, relaxar e curtir o silêncio (e acordar com o barulho dos animais, principalmente os pássaros), sem luxos, afinal, é no meio do mato, mas com muito conforto, o que faz da Pousada do Parque um verdadeiro refúgio na Chapada dos Guimarães.

Balanço - Pousada do Parque


MAIS INFORMAÇÕES SOBRE A POUSADA DO PARQUE

Pousada do Parque – Chapada dos Guimarães/Mato Grosso-Brasil

Rodovia Emanuel Pinheiro (MT-251), KM 52, Chapada dos Guimarães – Mato Grosso/Brasil

Telefone (s): (65) 3682-2800/9 9671-6876

Website: http://www.pousadadoparque.com.br/

Acompanhe a Pousada do Parque nas redes sociais:

Facebook: https://www.facebook.com/pousada.do.parque

Instagram: https://www.instagram.com/pousadadoparque/

Confira as avaliações de outros viajantes no TripAdvisor: Pousada do Parque


Gostou do post? Tem algum comentário a fazer? Compartilhe conosco! Vou gostar muito da sua participação.

Obrigada pela visita. Beijos.

*Quer acompanhar as minhas viagens em tempo real? Siga o Blog no Instagram @melevenamala.

*Curta no Facebook: Me Leve na Mala

*O Blog Me Leve na Mala se hospedou na Pousada do Parque em sistema de parceria durante visita à Chapada dos Guimarães, com a finalidade de conhecer a estrutura e os serviços do hotel para retratar nesta review. As opiniões e avaliações aqui relatadas são pessoais e inteiramente baseadas na experiência vivenciada na ocasião e não são passíveis de qualquer acréscimo e/ou modificações de valor ou conteúdo de terceiros.

 

Você também pode gostar

Comentário

Deixe uma Resposta

@MELEVENAMALA – INSTAGRAM

  • Crocia Dubrovnik Dubrovnik vista do alto no pr do solhellip
  • Crocia Hvar  Fort Spanjola E a Crocia segue sehellip
  • Crocia Hvar Hvar a pronncia  rurr com certeza noshellip
  • Crocia Plitvice Lakes O belssimo Parque Nacional dos Lagos Plivticehellip
  • Turquia Gumbet  Pennsula de Bodrum Tem coisa melhor quehellip
  • Mato Grosso Pantanal  Sesc Baa das Pedras E ahellip
  • Mato Grosso Pantanal Sesc Pantanal To lindo quanto ver ohellip
  • Mato Grosso Pantanal Hotel Sesc Porto Cercado Passando para florirhellip
  • Mato Grosso Pantanal  Hotel Sesc Porto Cercado Tudo ohellip
  • Turquia Blue Lagoon Oludeniz Nesse finzinho de domingo nada melhorhellip
Por favor, aguarde...

Assine a nossa newsletter

Quer ser notificado quando o nosso artigo é publicado? Digite seu endereço de e-mail e nome abaixo para ser o primeiro a saber.