Nordeste, Viagens Nacionais

Pipa e suas praias: um paraíso rústico e bucólico no nordeste brasileiro

12 de março de 2015
IMG_6068

Quando se fala em viajar para praia (viagem que gosto de fazer pelo menos uma vez por ano), logo penso nas exuberantes praias situadas no litoral do Brasil como opção, afinal, o nosso país apresenta praias que sempre figuram nas listas das mais belas do mundo. Assim, nada melhor do que aproveitar o verão ou curtir os feriadões prolongados que temos ao longo do ano para conhecer e explorar melhor as belíssimas praias brasileiras que, em sua maioria, reúnem condições favoráveis para momentos de puro descanso e relax.

Baía dos Golfinhos

Um dos destinos que indico e que tive o prazer de conhecer é Pipa, localizada no Rio Grande do Norte, pertencente ao Município de Tibau do Sul, e situada no maior santuário ecológico do Estado, distante apenas 85 km de Natal. Inclusive, para se chegar em Pipa é bastante simples e pode ser feita de quatro maneiras: de traslado por carro feito por agências de turismo locais, de táxi, de van (existem várias empresas especializadas que fazem esse traslado) ou ônibus (sai da rodoviária de Natal e a empresa que faz esse trajeto é a Oceano). Na oportunidade em que fui tanto o traslado de ida quanto o de volta foi agendado pelo próprio hotel onde fiquei hospedada (Hotel Oka da Mata) no momento em que efetuei a reserva e o valor cobrado foi R$ 150,00, pago diretamente ao motorista (o pagamento podia ser feito em dinheiro ou cartão de crédito).

Depois do Skibunda resta subir as Dunas

Embora Pipa hoje esteja envolta em uma atmosfera de glamour e seja um destino badalado e já bem conhecido do nordeste brasileiro, uma vez que além dos turistas nacionais, recebe anualmente milhares de turistas do mundo todo, a verdade é que o local é um paraíso rústico e deliciosamente bucólico, descoberto por surfistas nos idos dos anos 70 e se enquadra perfeitamente em um verdadeiro refúgio para quem busca sossego, sol e água fresca (para quem não curte os agitos de Carnaval é uma excelente opção para fugir da folia carnavalesca, e fica a dica para o próximo ano).

E o cenário é privilegiado e de tirar o fôlego! A região, emoldurada por falésias gigantescas ainda cobertas por vegetação de restinga e dunas, abriga praias para todas as preferências e tribos, praias com ondas e sem ondas, praias agitadas e praias mais tranquilas, praias com uma infinidade de barracas e praias sem barracas… você pode escolher à vontade. Mas, a realidade é que todas elas têm em comum a beleza estonteante, as águas claras e mornas, a areia fofa e branquinha, imensos coqueirais, piscinas e mirantes naturais, isso sem falar na possibilidade de ver de perto golfinhos e tartarugas marinhas, marca registrada da localidade.

A maioria das praias são acessíveis a pé, como a Praia do Amor, as Praias do Madeiro e do Curral (essas duas últimas juntas formam a Baía dos Golfinhos), porém há algumas que exigem fazer um passeio de buggy ou de barco para ter acesso a elas, como as praias de Tibau do Sul que agregam passeios que valem à pena fazer.

Praia do Madeiro e toda sua beleza
A Praia do Madeiro tem um visual estonteante, é circundada por falésias e tem uma orla deliciosa para caminhadas. Apresenta um mar verde-esmeralda, de águas quentes e calmas, próprias para banho, para praticar surf e stand up paddle para iniciantes, ou para “pegar jacaré”. Para ter acesso a essa praia é preciso descer as falésias por uma das várias escadarias (são bem altas, mas não tem perigo nenhum para descer). Se durante a estadia na região você decidir por alugar um carro, o automóvel pode ser deixado nos estacionamentos existentes que circunscrevem as falésias. Destaco que o transporte de van ou de ônibus para se locomover na região é bastante organizado, sendo que leva os turistas para qualquer uma das praias de Pipa e cobram valores de baixo custo. Os golfinhos são uma atração à parte e podem ser avistados nessa praia caso o turista tenha sorte, principalmente no período da manhã.

Entrada Praia do Amor

Considerada uma das mais belas da região, e também uma das mais concorridas, a Praia do Amor é famosa pelo astral peace and love dos seus frequentadores. Uma das razões por essa praia ser tão conhecida se deve ao fato de que o desenho das pedras das pequenas piscinas naturais formam um coração. O mar costuma ter bastante ondas, ideal para a prática de surf e, apesar de não ser tão calmo, é ótimo para banhos e para tomar aquele solzinho. Para quem não sabe, as principais competições de surf e algumas das mais importantes do Estado do Rio Grande Norte ocorrem na Praia do Amor.
Ainda, há um mirante que se ergue das falésias com uma vista fabulosa, perfeito para tirar lindas fotos, o que definitivamente se revela como um dos principais atrativos da Praia do Amor. Por detalhes como esse, e por apresentar uma paisagem especial e bem peculiar, sem dúvida, é uma praia imperdível!

Vista Mirante Praia do Amor
Quanto aos passeios, Pipa oferece de tudo. É possível fazer passeios de barco, de buggy, de quadriciclo, caiaque ou a cavalo, praticar surf e stand up paddle, passeios pelas branquíssimas e fabulosas dunas, realizar caminhadas e rally pelas trilhas da Mata Atlântica. Este, inclusive, é um dos maiores encantos da região, o fato de conseguir conciliar um cenário paradisíaco e deslumbrante com um roteiro de tirar o fôlego, aliado à infraestrutura charmosa e confortável que Pipa oferece. Vale dizer que esses passeios podem ser reservados com antecedência (sempre boa pedida!) junto às empresas de turismo indicadas no portal da cidade ( http://www.pipa.com.br/), nos hotéis e pousadas da região, ou diretamente nos quiosques das empresas especializadas nesses serviços que ficam localizadas nas praias ou na Vila.

Enseada dos Golfinhos

Um dos passeios mais encantadores que tive a oportunidade de fazer foi o passeio de barco na Baía dos Golfinhos, onde pude observar esses mamíferos fofinhos dar o ar da graça e até arriscar alguns saltos e acrobacias. Porém, eles são tão rápidos que em um piscar de olhos você quase não consegue acompanhar o show dado por eles. Durante o passeio, o barco pára em alto mar para que os turistas possam pular e dar uma nadadinha, quem sabe acompanhados pelos golfinhos se der na telha deles e eles estiverem inspirados. Para quem enjoa fácil ao andar de barco, alerto que esse passeio não é muito aconselhável, pois tem duração média de 1h30 e no início do passeio o barco balança muito. 

Única foto decente que consegui tirar de parte de um Golfinho

Outro passeio que sugiro é a ida às Lagoas de Tibau do Sul. Esse passeio dura um dia inteiro e compreende a travessia da Lagoa das Guaraíras em direção à Barra de Tabatinga o passeio de buggy (com emoção!), pelas Dunas de Malembá, com direito a skibunda e visita a praias e outras lagoas de água cristalina. A única desvantagem desse passeio é que, como a travessia da Lagoa das Guaraíras tanto na ida quanto na volta costuma ser feita por apenas duas balsas, na volta há uma fila imensa aguardando para pegar a balsa. Mas, relaxe, pois você está de folga ou em férias e pode compensar a espera com mais um banho prolongado na lagoa com direito à pausa para um picolé (tem vendedor ambulante por ali!) Uma dica: abuse do protetor solar no corpo e principalmente no rosto, com aplicações ao longo do dia, e utilize chapéus ou bonés, porque o sol é muito forte e não tem sombra (mesmo usando protetor solar e chapéu de aba larga fiquei vermelha que nem camarão quando fiz esse passeio).

Dunas de Malembá

É possível, ainda, fazer um passeio às Dunas de Genipabu que, além das dunas e parques de Genipabu, normalmente abrange visitas às praias urbanas de Natal (Ponta Negra, dos Artistas, do Forte e Praia do Meio). Esse passeio não fiz, pois optei por outros passeios, e se tivesse mais um dia na região com certeza faria. Já para aqueles que têm interesse em mergulhar, há a opção de fazer o passeio à Região de Maracajaú, onde é possível contemplar lindos cenários marinhos, em especial nos bancos de corais (http://www.portaldemaracajau.com.br/mergulhos) A verdade é que Pipa oferece tantas opções que fica até difícil escolher o que fazer, mas certamente todas elas apresentam cenários fabulosos e permitem experiências incríveis, cada uma com suas particularidades.

Lagoa das Guaraíras

Para quem gosta de trilhas na mata e ama contemplar a natureza, o Santuário Ecológico de Pipa é o lugar perfeito para isso. O local, instalado em uma área de 120 km de Mata Atlântica, conta com 16 trilhas ecológicas sinalizadas abertas ao público, com diferentes graus de dificuldade – tem uma até para crianças: a Trilha da Aventura -, que conduzem a espetaculares mirantes (onde é possível observar golfinhos e tartarugas quando a maré está alta) e praias.

Durante a caminhada a presença de répteis e aves no percurso é constante, isso sem falar no carismático sagui que se gostar de você não vai mais querer sair do seu colo! É importante que o turista contribua para a harmonia ecológica e conservação do local, o que inclui não jogar qualquer espécie e lixo. O Santuário Ecológico fica aberto a partir das 8h00 até 17h00. Não tive que pagar nenhuma taxa quando fui.

Mirante Santuário Ecológico de Pipa

Além das belas e exuberantes praias da região, a simpática e pacata Vila de Pipa – que antigamente abrigava apenas uma tranquila aldeia de pescadores – atualmente apresenta uma infraestrutura cheia de charme e conforto, pois oferece várias opções de restaurante e hospedagem.

Durante a minha estadia em Pipa, fiz refeições deliciosas e tenho algumas sugestões gastronômicas. Um dos restaurantes que mais gostei e indico é o Tranquilo Bar e Restaurante, lugar aconchegante que serve pratos saborosíssimos com camarões e tem um bom atendimento. Outro restaurante que é imperdível é o Restaurante Oca Toca localizado na Pousada Toca da Coruja, que apresenta um ambiente em completa harmonia com a natureza e menu com toques de requinte, mesclando a culinária regional brasileira e a cozinha internacional, é simplesmente sensacional e parada obrigatória. É necessário fazer reserva antes.

Sagui que quase adotamos

Para refrescar, principalmente nas tardes preguiçosas de Pipa, recomendo a gelateria artesanal italiana Preciosa, de propriedade de dois italianos, que vende sorvetes artesanais de fabricação própria, apenas com água, sem creme de leite, com sabores deliciosos e diferentes criados pelos donos.

É bom lembrar que em Pipa não há caixas eletrônicos e há estabelecimentos que não aceitam cartão de crédito, razões pelas quais é recomendável levar uma boa quantia em espécie, especialmente para pagar muitos dos passeios.

Prato que comi no Toca da Coruja

Em relação à hospedagem, como mencionado anteriormente, Pipa oferece ótimas opções e para todos os gostos e bolsos. Na ocasião em que estive em Pipa, no feriadão do Carnaval de 2014, me hospedei no Hotel-Pousada Oka da Mata e a experiência foi, sem dúvida, excelente, pois os serviços oferecidos são de ótima qualidade. O café da manhã é incluso no valor da diária e eles oferecem transporte diário e gratuito às prais de Pipa e ao centro da Vila, o que facilitou muito a minha vida e a dos amigos que estavam comigo e, consequentemente, esse hotel ganhou muitos pontos na minha avaliação. Isso sem falar que o hotel possui um bom restaurante (fazem desde sanduíches saborosos à massas). Além disso, está localizado próximo à Praia do Madeiro e situa-se em frente ao Santuário Ecológico de Pipa. O grande destaque do Hotel é a sua belíssima e espetacular vista para o mar que pode ser apreciada durante as refeições e os banhos de piscina.

Vista linda e diária do café da manhã no Hotel Oka da Mata

Indiscutivelmente, Pipa é o lugar perfeito para se encontrar sol, água fresca, paz, sossego e muito contato com a natureza (por essas características é um ótimo lugar para lua de mel e para fugir dos festejos de Carnaval também – ótima dica para o ano que vem), além de, no meu caso, ter proporcionado um momento memorável de ócio criativo, visto que foi cenário paradisíaco de Pipa, no ano passado, que nasceu a ideia de criar um blog para registrar as minhas memórias e dicas de viagem.

Para mais informações sobre Pipa, passeios e restaurantes:

http://www.pipa.com.br/

http://www.pipaaventura.com.br/

http://www.okadamata.com.br/home.php?lang=ptbr

http://www.tocadacoruja.com.br/#%21blank34/cxcp

http://www.preciosagelateria.com.br/

Você também pode gostar

Comentário

Deixe uma Resposta

@MELEVENAMALA – INSTAGRAM

  • Crocia Dubrovnik Dubrovnik vista do alto no pr do solhellip
  • Crocia Hvar  Fort Spanjola E a Crocia segue sehellip
  • Crocia Hvar Hvar a pronncia  rurr com certeza noshellip
  • Crocia Plitvice Lakes O belssimo Parque Nacional dos Lagos Plivticehellip
  • Turquia Gumbet  Pennsula de Bodrum Tem coisa melhor quehellip
  • Mato Grosso Pantanal  Sesc Baa das Pedras E ahellip
  • Mato Grosso Pantanal Sesc Pantanal To lindo quanto ver ohellip
  • Mato Grosso Pantanal Hotel Sesc Porto Cercado Passando para florirhellip
  • Mato Grosso Pantanal  Hotel Sesc Porto Cercado Tudo ohellip
  • Turquia Blue Lagoon Oludeniz Nesse finzinho de domingo nada melhorhellip
Por favor, aguarde...

Assine a nossa newsletter

Quer ser notificado quando o nosso artigo é publicado? Digite seu endereço de e-mail e nome abaixo para ser o primeiro a saber.