Europa, Viagens Internacionais

Galleria Borghese em Roma

1 de março de 2015
Galeria-Borghese
Ao viajar, além de visitar os pontos turísticos mais famosos e disputados, sempre busco conhecer lugares que, por mais que recebam muitos turistas, não são tão conhecidos e populares. Assim, é com grande satisfação que trago uma dica preciosa localizada em uma das cidades que mais amo e tenho um carinho todo especial: Roma. O museu Galleria Borghese, uma das atrações que considero imperdíveis na cidade, pois, embora seja pequeno se comparado a museus como o Museu do Louvre, em Paris, ou o Galleria degli Uffizi, em Florença, não fica devendo nada a outros museus, já que abriga obras de qualidade extraordinária que são um verdadeiro tesouro, razão pela qual é considerado um dos melhores museus pequenos do mundo.
O Galleria Borghese se localiza em um deslumbrante palácio do século XVII no parque Villa Borghese, que foi planejado pelo Cardeal Scipione Borghese, sobrinho favorito do Papa Paulo V, com o objetivo de colocar as várias obras por ele adquiridas, uma vez que o Cardeal era um verdadeiro apreciador das artes. Atualmente, o museu apresenta a fantástica coleção particular de Borghese e, assim, conta com a presença de um surpreendente acervo que reúne um grande número de significantes e importantes obras de arte renascentistas e neoclássicas, como as esculturas de Gian Lorenzo Bernini (o Cardeal Scipione Borghese foi patrono desse artista excepcional), as pinturas de Caravaggio (dentre as quais se destaca “Ragazzo col canestro di frutta” – “O menino com a cesta frutas”), de Raphael, de Ticiano, de Domenico Zampieri, entre outros.
Revista comprada no museu e tem a famosa pintura de Caravaggio na capa
Embora o Cardeal Scipione Borghese tenha adquirido ele próprio a coleção no século XVII, a escultura de Pauline Borghese (irmã de Napoleão Bonaparte que foi casada com Camilo Borghese lá nos idos do século XIX) é uma exceção, mas a despeito de ter sido acrescentada ao museu em época bem posterior à consolidação do acervo, essa obra se tornou parte integrante da galeria Borghese a ponto dos especialistas em arte considerarem difícil imaginá-la sem a presença deste famoso e ótimo trabalho do artista Antônio Canova.
O museu é dividido em dois andares e é daquele lugares que você não pode ir com pressa, por isso, para você que planeja viajar para Roma em breve, reserve umas duas horas durante a sua estadia na cidade para apreciar as obras da Galleria Borghese. Inclusive, a ida a esse museu deve ser reservada e com antecedência o que só pode ser feito via internet (http://www.tosc.it/tickets.htm?affiliate=T2C&sort_by=event_datum&sort_direction=asc&fun=erdetail&doc=erdetaila&erid=912678&language=it.)
O bilhete adquirido para a visita permite que o visitante conheça o museu pelo espaço de tempo reservado que é sempre de duas horas. Os horários de funcionamento do museu são de terça a domingo, das 8h30 da manhã às 19h00. Sugiro que durante a visita seja adquirido o áudio guia que traz explicações sobre o museu e todas as suas obras, e estão disponíveis em inglês e espanhol, infelizmente não tem em português.
Vale dizer que não é permitido aos visitantes tirarem fotos no interior do museu (inclusive, na entrada os turistas devem deixar e câmeras fotográficas em armários guardados pelos funcionários do museu), porém isso não é problema, já que é possível aproveitar toda a beleza dos jardins existentes ao redor do museu e também do palácio onde se encontra para tirar belas fotos.
Sem dúvida, quando estive em Roma pela primeira vez, este museu foi uma das agradáveis surpresas que me deparei naquela viagem e, indiscutivelmente, é uma das maravilhosas atrações de Roma que deve ser incluída no roteiro de quem vai à capital italiana.
Para mais informações sobre a Galleria Borghese, acesse:
 http://www.galleriaborghese.it/default-en.htm

Você também pode gostar

1 Comentário

  • Reply ia orana 19 de junho de 2016 at 04:38

    Eu também me surpreendi bastante com este excepcional museu! Sem dúvida um dos melhores do mundo.
    Obrigado por ter escrito sobre ele.

  • Deixe uma Resposta

    @MELEVENAMALA – INSTAGRAM

    • Crocia Dubrovnik Dubrovnik vista do alto no pr do solhellip
    • Crocia Hvar  Fort Spanjola E a Crocia segue sehellip
    • Crocia Hvar Hvar a pronncia  rurr com certeza noshellip
    • Crocia Plitvice Lakes O belssimo Parque Nacional dos Lagos Plivticehellip
    • Turquia Gumbet  Pennsula de Bodrum Tem coisa melhor quehellip
    • Mato Grosso Pantanal  Sesc Baa das Pedras E ahellip
    • Mato Grosso Pantanal Sesc Pantanal To lindo quanto ver ohellip
    • Mato Grosso Pantanal Hotel Sesc Porto Cercado Passando para florirhellip
    • Mato Grosso Pantanal  Hotel Sesc Porto Cercado Tudo ohellip
    • Turquia Blue Lagoon Oludeniz Nesse finzinho de domingo nada melhorhellip
    Por favor, aguarde...

    Assine a nossa newsletter

    Quer ser notificado quando o nosso artigo é publicado? Digite seu endereço de e-mail e nome abaixo para ser o primeiro a saber.