Nordeste, Viagens Nacionais

Passeio no Delta do Parnaíba

12 de abril de 2015
IMG_0697
O passeio até o Delta do Parnaíba é um dos passeios imperdíveis para o turista que visita Jericoacoara, pois se revela uma experiência única, já que o Delta é considerado uma das mais lindas paisagens do mundo. O Delta do Parnaíba situa-se na divisa entre os estados do Maranhão e do Piauí, onde uma foz nada comum torna o encontro entre o Rio Paranaíba e o Oceano Atlântico um verdadeiro espetáculo que se traduz em um dos lugares mais belos e impactantes do litoral brasileiro, formando, assim, um raro fenômeno da natureza que pode ser vislumbrado também no Rio Nilo, na África, e em Me Kong, no Vietnã. É o único delta das Américas que desemboca em mar aberto e é o terceiro maior do mundo. Mas, essa preciosidade do nordeste brasileiro guarda suas peculiaridades e se mostra um cenário único e fascinante, que merece demais ser conferido, sempre respeitando a preservação ambiental do local.
Isto porque, próximo de desembocar no Oceano Atlântico, o leito do Parnaíba forma um delta e se espalha a oeste, onde se divide em cinco saídas em uma configuração que lembra os dedos de uma mão aberta. Os “dedos” formados pelo Delta do Parnaíba se ramificam e são responsáveis por formar um esplendoroso e imenso santuário ecológico, sendo representados pela Ilha do Tutoia, Ilha do Caju, Ilha do Iguaçu, Ilha das Canárias e Ilha da Melancieira, as maiores ilhas da região que apresentam boa infra-estrutura para visitação. Essa obra da natureza dá origem a um arquipélago e 80 ilhas e ilhotas que ocupa uma enorme extensão de mais de 2.700 quilômetros quadrados, que são preenchidos por inúmeros canais, praias desertas, igarapés, manguezais, dunas, lagoas, manguezais, rica fauna, povoados e muita história.
O Delta do Parnaíba foi descoberto no século XVI pelo explorador Nicolau de Rezende que, na ocasião em que navegava pelo litoral nordestino levando uma grande carga de ouro, sofreu um acidente na divisa com o Maranhão e o Piauí e deparou com essa paisagem de rara beleza. Na época, os índios tremembés que habitavam originalmente a região. Posteriormente, vários outros navegadores fizeram incursões pelo Rio Parnaíba, se aventurando em suas águas, ao mesmo tempo que registravam e divulgavam o quão bela e rica é essa região. Hoje, a região do Delta do Parnaíba conta com diversos povoados e seus habitantes tem como base de sua economia o desenvolvimento de atividades como a pesca artesanal, agricultura de subsistência e a cata de caranguejos (inclusive, é dos mangues do Delta que saem os caranguejos utilizados pelo restaurante Chico do Caranguejo, localizado em Fortaleza, e considerado o melhor lugar para comer caranguejo no Ceará.)
Os lindos canais do Delta
O passeio/Como chegar
No coração da chamada “rota das emoções”, a qual faz parte Jericoacoara e os Lençóis Maranhenses, o passeio do Delta do Parnaíba é oferecido por várias das agências de turismo de Jericoacoara indicadas no Portal de Jeri e pode ser feito em um dia, partindo de Jeri. A viagem até o Piauí, que tem a duração de 04 horas, tanto na ida, quanto na volta, é feita inicialmente pela praia, passando por tatajuba e depois segue pelo asfalto até o Porto dos Tatus. De lá saem diariamente inúmeros barcos e lanchas que transportam os turistas para conhecer esse maravilhoso santuário ecológico formado pelo Delta do Parnaíba. O passeio dura um dia todo, e custa cerca de R$ 900,00, valor para 04 pessoas.
Difícil encontrar esse macaquinho, mas valeu a espera
O passeio que fiz com meus amigos foi contratado junto à agência Experimente Jeri, que prestou um serviço de muita qualidade, desde os primeiros contatos e durante todo o passeio com o guia que nos acompanhou, o Rafael. Já no percurso pelo delta, outro guia se juntou a nós guiando a lancha que foi o nosso transporte para conhecer a beleza estonteante da região, o engraçadíssimo Rouxinol, cujo repertório inclui, além de suas excelentes habilidades em navegação, o rastreamento dos animais da fauna local, em especial os ariscos macaquinhos, para nos mostrar e contar as histórias que envolvem o delta e sua rica biodiversidade.
Quando o Rio Parnaíba se encontra com o mar…
Durante o passeio, há a parada na Ilha das Canárias, a segunda maior ilha do Delta, que pertence ao município de Araioses, ao leste do Maranhão, onde faz divisa com o Piauí. Ali almoçamos no restaurante Casa do Caboclo (aceita cartão de crédito, mas na ocasião em que estive lá a máquina não estava funcionando), que também é uma pousada. A vista no local é linda, e é possível contemplar com clareza o momento em que o rio Parnaíba se encontra com o Oceano Atlântico. Beleza indescritível, simplesmente maravilhoso!
Lençóis Piauienses
Partindo dali, após o almoço e um bom descanso nas redes que o local oferece para um momento relax contemplando a bela vista proporcionado pelo local privilegiado, seguimos para desbravar os canais, vislumbrar os mangues da região (com direito a vislumbre dos caranguejos) e observar a fauna que ali é extremamente rica. Ainda, há uma parada em uma das praias do Delta para um mergulho e, depois, no conjunto de dunas que formam os “Lençóis Piauienses”, um cenário espetacular que rende imagens lindíssimas naquela imensidão toda.
Sem dúvida, após vivenciar essa experiência sensacional, o passeio ao Delta do Parnaíba é um dos que recomendo para quem está em Jeri e vai passar uns dias por lá, uma vez que o passeio é bem cansativo, mas vale à pena demais conhecer essa preciosidade localizada no nordeste brasileiro, principalmente para os adeptos do ecoturismo, sem se esquecer, é claro, de respeitar a natureza e contribuir para a sua preservação.
Para mais informações:
http://www.portaljericoacoara.com.br/

Você também pode gostar

Comentário

Deixe uma Resposta

@MELEVENAMALA – INSTAGRAM

  • Crocia Dubrovnik Dubrovnik vista do alto no pr do solhellip
  • Crocia Hvar  Fort Spanjola E a Crocia segue sehellip
  • Crocia Hvar Hvar a pronncia  rurr com certeza noshellip
  • Crocia Plitvice Lakes O belssimo Parque Nacional dos Lagos Plivticehellip
  • Turquia Gumbet  Pennsula de Bodrum Tem coisa melhor quehellip
  • Mato Grosso Pantanal  Sesc Baa das Pedras E ahellip
  • Mato Grosso Pantanal Sesc Pantanal To lindo quanto ver ohellip
  • Mato Grosso Pantanal Hotel Sesc Porto Cercado Passando para florirhellip
  • Mato Grosso Pantanal  Hotel Sesc Porto Cercado Tudo ohellip
  • Turquia Blue Lagoon Oludeniz Nesse finzinho de domingo nada melhorhellip
Por favor, aguarde...

Assine a nossa newsletter

Quer ser notificado quando o nosso artigo é publicado? Digite seu endereço de e-mail e nome abaixo para ser o primeiro a saber.