África, Deserto do Saara, Dicas de Viagem, Marrocos, Planejamento, Roteiro, Viagens Internacionais

Como passar uma noite no Deserto do Saara?

19 de junho de 2016
Marrocos Deserto do Saara

Desde o início do meu planejamento para a viagem ao Marrocos, uma das coisas que tinha certeza era de que passar uma noite no Deserto do Saara não poderia ficar de fora do meu roteiro, afinal essa aventura sempre esteve na minha bucket list e finalmente, em outubro de 2015, tive a oportunidade de riscá-la da minha listinha interminável (sério gente, essa listinha cresce a cada dia quando descubro um novo destino ou me deparo com algum outro que não entendo porque não havia considerado antes hehehe).

E porque o Deserto do Saara me interessava tanto? Ah gente, vai me dizer que nunca passou pela cabeça de vocês conhecer e passar ao menos uma noite no maior deserto quente do mundo para poder conferir de perto aquelas dunas gigantescas lindas típicas daquelas fotos de desktop de computador? E a experiência, garanto para vocês é fantástica e inesquecível!

Deserto do Saara - Dunas Erg Chabbi 1

Situado no Norte da África, o Deserto do Saara abrange o território não apenas do Marrocos, mas também de outros 9 países: do Egito, da Tunísia, da Argélia, de Mali, Mauritânia, Níger, Saara Ocidental, Chade e Sudão e, justamente pela sua imensa extensão é considerado um marco natural para dividir o continente africano nas regiões África Mediterrânea (Norte) e África Subsaariana. Muito embora seja considerada uma região inóspita, o Saara é habitado por mais de 3 milhões de pessoas em que se destacam os berberes (nômades que integram um dos povos mais antigos do continente africano) e os beduínos (povos que praticam o comércio ambulante). E uma das coisas mais interessantes de se visitar o Deserto do Saara quando se está no Marrocos, além de se deparar com a paisagem peculiar da região, é ter a possibilidade de ter contato com a cultura do povo berbere e vivenciar momentos inesquecíveis.


VOCÊ SABIA? O Deserto do Saara é o maior deserto quente do mundo e possui mais de 10 milhões km² de extensão, abrangendo o território de 10 países, sendo 400 mil km² pertencente ao território marroquino. E a cada ano esse mar de areia cresce um pouquinho mais.


Deserto do Saara 3

E uma dica muito importante para quem pretende fazer essa viagem: para conhecer com calma o verdadeiro Deserto do Saara, no território marroquino, é preciso de no mínimo 03 dias e 02 noites, pois é o tempo que leva o tour que passa por várias cidades, saindo de Marrakech, para chegar até a uma das portas de entrada do deserto marroquino: a pequena aldeia de Merzouga, localizada no sudoeste do Marrocos, onde se encontram aquelas dunas enormes e lindas chamadas Dunas de Erg Chebbi.

Embora algumas agências ofereçam a opção de viagem de 02 dias e 01 noite para passar a noite no Deserto do Saara em Merzouga, penso que a viagem acaba por ser muito corrida e bem mais cansativa sabe? Sem falar que como passa por um outro caminho (provavelmente o mesmo que é feito na volta do tour de 03 dias e 02 noites, já que a viagem neste caso de Merzouga a Marrakech dura apenas 01 dia inteiro) é bem possível que fique de fora do roteiro algumas preciosidades do interior marroquino que constam no roteiro de 03 dias, como Ait Benhaddou (ruínas onde foram filmadas cenas da novela O Clone, dos filmes A Múmia, Gladiador e da série Game Of Thrones) e as fantásticas rochas das Gargantas de Todra.

Vilarejo Ait Benhaddou: uma das paradas durante a viagem rumo ao Deserto do Saara

Vilarejo Ait Benhaddou: uma das paradas durante a viagem rumo ao Deserto do Saara

Mas, já adianto que se você planeja uma viagem para o Marrocos e deseja incluir o Deserto do Saara no roteiro, recomendo reservar pelo menos 03 dias e 02 noites para fazer esse tour, pois isso certamente fará uma considerável diferença nas impressões da sua viagem.

ROTA ATÉ O DESERTO DO SAARA, PARTINDO DE MARRAKECH

Mapa - Rota de Marrakech a Merzouga


ATENÇÃO! Há alguns passeios para o deserto que algumas agências oferecem que duram só 02 dias, porém levam até Zagora (no mapa acima, está próximo à marca do Google), uma zona desértica mais próxima de Marrakech, que não tem as dunas grandes e incríveis do verdadeiro deserto do Saara e o turista corre o risco de ficar desapontado. Então, a minha recomendação é: ao contratar o tour para o Deserto do Saara sempre faça muitas perguntas, tire todas as suas dúvidas para se certificar de que será levado ao verdadeiro deserto cuja porta de entrada é Merzouga, se você for sair de Marrakech, ou Erfoud se o ponto de partida for o norte do Marrocos e o objetivo seja cruzar o país de carro, saindo de cidades como Tânger ou Fez.


Deserto do Saara 6

COMO COMPRAR O TOUR PARA O DESERTO DO SAARA?

O passeio até o Deserto do Saara é uma das maiores atrações turísticas do Marrocos e por isso é muito fácil encontrar pacotes oferecidos pelos hotéis/riads ou até mesmo com vendedores independentes nas ruas. Porém, como eu sempre prefiro viajar com tudo já organizado, optei por contratar o tour muito tempo antes da viagem e depois das passagens compradas o próximo passo foi pesquisar sobre as agências que ofereciam o tour.

Apesar da trabalheira e do tempo gasto pesquisando (eu amo fazer isso, pois essa parte do planejamento encaro como uma etapa fundamental, porque sou dessas que não curto viajar sem ter os aspectos mais importantes da viagem organizado) cotei com várias agências e a que mais gostei e que me passou muita confiança foi a agência da Rita Leitão, uma portuguesa que vive no Marrocos e organiza passeios como esse para o Deserto do Saara, como contei aqui nesse post.

A Rita é extremamente atenciosa, teve uma paciência de Jó comigo porque eu enchi ela de perguntas, sempre mandava e-mail para tirar dúvidas e ela sempre foi muito gentil.

E uma das coisas que mais me atraiu no pacote oferecido pela agência da Rita foi a opção de hospedagem da noite no Deserto do Saara, já que as tendas do acampamento do tour que comprei tinham a opção de quarto privado em que ficariam apenas eu e minha mãe e também banheiro privativo, com vaso sanitário, torneiras e chuveiro.

Interior da tenda que dormimos em pleno Deserto do Saara

Interior da tenda que dormimos em pleno Deserto do Saara

Escolhi essa opção porque sou fresca gente e estou em uma época da vida que basta de perrengue, quero mais é conforto nas minhas viagens e para mim compensou pagar um pouco mais, pois o acampamento que fiquei era excelente, não tenho nada do que reclamar e isso com certeza contribuiu para que a minha noite no deserto fosse maravilhosa como foi.

Banheiro da nossa tenda

Banheiro da nossa tenda

E quando a Rita me mostrou que as tendas do acampamento pertenciam ao Hotel Auberg Du Sud aí sim não tive dúvidas de que ia fechar esse pacote mesmo, porque gente, sério, que coisa mais linda esse hotel! Imagina, de frente para as Dunas de Erg Chebbi, um sonho! E após ver as fotos das tendas, tive a noção de que o acampamento seria de qualidade.

Fiquei muito sentida de não ter mais uma noite no deserto para passar pelo menos mais 01 noite e 01 dia nesse hotel, mas como meu roteiro já estava bem apertado (e eu não abria mão de passar a única noite disponível que tinha no deserto em um acampamento no meio do Saara) resolvi deixar para próxima (espero que tenha oportunidade para uma próxima vez, porque o Deserto do Saara é tão incrível que gostaria de voltar com certeza!). De qualquer forma pude visitar o hotel e tirar algumas fotos de suas lindas dependências.

Inclusive, para quem se interessar por se hospedar nesse hotel, é bom saber que eles oferecem a possibilidade de estadia em uma tenda no Deserto do Saara, no acampamento que eles têm base lá (e onde eu fiquei), além de passeios com dromedário pelas dunas. O Auberg du Sud tem 20 quartos, alguns com vista para as dunas, e uma piscina deliciosa de frente para as dunas Erg Chebbi. E as diárias não são muito caras viu? Tem preços a partir de €35, um valor bem razoável. Eu só sei que deve ser o máximo ficar de bobeira naquela piscina de frente paras as dunas do Deserto do Saara…eu fiquei com vontade! Para fazer reservas é só clicar aqui: Reservas Auberg Du Sud.

Hotel Auberg Du Sud

Hotel Auberg Du Sud

E o valor? Bom, o preço dessa brincadeira toda, confesso que não ficou barato viu? Em outubro de 2015, paguei, por pessoa, o valor de €340, em um tour organizado para 02 pessoas. Nesse pacote estava incluso: carro 4×4 com motorista (que também é guia), combustível para os 03 dias, 01 noite de hospedagem no Hotel Dar Rita que fica em Ourzazate (cidade que dormimos a primeira noite de viagem) com café da manhã e jantar incluídos, passeio de dromedário, hospedagem em acampamento de luxo, também com café da manhã e jantar incluídos. O almoço nos 03 dias não está incluso, então gastei alguns dirhams a parte para almoçar.

E vale à pena pagar tudo isso? Gente, sinceramente, na minha humilde opinião valeu sabe? É o preço que se costuma pagar para querer algo exclusivo (o tour de carro foi organizado para mim e minha mãe apenas) e para desfrutar de um pouquinho de luxo e conforto, já que tem agências que oferecem esse passeio com valores bem mais em conta, contudo as opções de hospedagem são diferentes e muitas vezes decepcionam. Mas, esse pacote que comprei, depois de muita pesquisa como disse acima, foi o que mais me agradou e não me arrependi nem um pouco por ter pago esse valor, pois o passeio superou as minhas expectativas.

Nosso acampamento no coração do Deserto do Saara

Nosso acampamento no coração do Deserto do Saara

Isso sem falar que os serviços prestados pela agência da Rita foram de boa qualidade, o guia/motorista que nos acompanhou durante os 03 dias, o Ahmed, fala espanhol e entende português (com a gente ele arriscou um portunhol mesmo, porque nenhuma de nós duas falamos espanhol) foi prestativo, educado, gentil e profissional (apesar de ser bem caladão, sempre explicava os nossos questionamentos).  Havia a opção de um guia que falasse inglês ou francês, mas como mamis não fala nem entende nenhuma da duas línguas (e eu também não falo francês ainda!), escolhi o guia espanhol.

Para quem tem mais tempo no Marrocos, interessante conferir outras opções de tours para o Deserto do Saara que a agência da Rita oferece e contemplam mais dias no deserto, já que tem tours de até 10 dias. E as opções de tenda nos acampamentos no Deserto do Saara oferecidos por ela vão desde às acomodações de luxo até às mais simples.

Carro que nos levou ao deserto

Carro que nos levou ao deserto

Importante dizer que o turismo em volta das dunas de Erg Chebbi se desenvolveu muito nos últimos anos e, por isso, há uma boa quantidade de opções de hospedagem ao longo do Deserto do Saara marroquino. Só não se esqueça de pesquisar bastante antes a respeito das acomodações das tendas instaladas nos acampamentos nas dunas para não cair em furadas.

Deserto do Saara 1


Contatos da Rita

email: darritamaroc@gmail.com

A agência Alcance Oásis, pertencente à Aziza Santiago, que foi a minha guia em Marrakech, também organiza passeios para o Deserto do Saara. E como ela é uma querida e prestou um serviço excelente nos passeios que contratei, sugiro também que seja feita cotação com ela.

Contatos da Aziza:

email: azizasantiago@gmail.com

Whatsapp: +212 6 65 046691


CLIMA E VESTUÁRIO NO DESERTO

Ahh e o clima no deserto? Conhecido pelo calor de 50 graus durante o dia e temperaturas abaixo de zero durante a noite, o Deserto do Saara exige do viajante que leve roupas adequadas para aguentar o clima diferenciado da região. Bom, quando fui de dia não estava aquele calor de rachar sabe, estava bem razoável? (eu moro em Cuiabá, então estou acostumada com calorzão, não sei se sou parâmetro) e de noite estava friozinho, mas nada de fazer tremer os beiços. Recomendo ir com roupa confortável, de preferência tênis, lenço para se proteger do sol e areia (eu e mamis além dos lenços que levamos, ganhamos um da agência da Rita, no estilo do que os berberes usam), bem como levar casaco para se esquentar na noite fria do deserto.

Deserto do Saara 11

Bom, munidos dessas dicas é só planejar direitinho e pesquisar bem para organizar o seu tour para o Deserto do Saara marroquino, cuja experiência vou contar detalhadinha no próximo post.

E se você tiver alguma dica ou sugestão para compartilhar, só deixar nos comentários! Vou ficar muito contente em poder ajudar. Até breve!

bjos

*Quer acompanhar as minhas viagens em tempo real? Siga o blog no Instagram @melevenamala e no Snapchat Melevenamala

*O conteúdo desta postagem foi definido pelo Me Leve na Mala de acordo com a relevância do assunto para os leitores do blog, não há nenhum vínculo comercial com qualquer pessoa ou serviço citado no texto. O blog não recebeu qualquer tipo de remuneração pela escrita e publicação do texto.

Você também pode gostar

6 Comentários

  • Reply Luiz 9 de fevereiro de 2017 at 11:45

    Ola bom dia otima dica Em relacao ao passeio vc fica pagando o hotel em marrakesh nesses dois dias do deserto mesmo sem usar? Ou tem alguma outra solucao?

    Obrigado

    • Reply Aliny Matos 21 de maio de 2017 at 21:50

      Olá Luiz, como vai? Fiquei 02 dias em Marrakech, mas não deixei nada no hotel não, reservei apenas para esses 02 dias. Depois segui para o deserto do Saara com toda a bagagem. Como disse no post, a minha viagem ao Deserto durou 03 dias (02 noites), quando retornei para Marrakech fiquei em outro hotel que reservei.

  • Reply Barbara Garbim 24 de outubro de 2016 at 18:43

    Oi Aliny, adorei seu post, e no final vi que é de Cuiabá também… Demais! Estou programando uma viagem com meu namorado para Portugal, Espanha e Marrocos, seu post foi muito esclarecedor. Qualquer dúvida dou um grito por aqui de cuiabana para cuiabana, ok? haha
    Beijoss

    • Reply Aliny Matos 12 de novembro de 2016 at 21:32

      Oii Barbara! Tudo bem? Desculpas pela demora na resposta, mas andei ausente do blog nessas últimas semanas. Nossa, fico muito contente de saber que você gostou do post!=] E mais feliz ainda em saber que pude ajudar de alguma forma. Então você é de Cuiabá também? A nossa terra querida e quente né? rsrsrs
      Não hesite em me contatar se tiver mais dúvidas viu? Quando será a sua viagem? Pode me mandar email, direct no instagram, estou à disposição. Grande beijo!

  • Reply Isabella 15 de setembro de 2016 at 17:21

    Oi Aliny, tudo bem? Estou programando parte da minha lua de mel no Marrocos e não posso ir até lá sem fazer o passeio pelo Deserto do Saara. Fiz contato com a Rita e achei ela super solícita. Como nunca fechei um passeio já do Brasil, fiquei preocupada com a questão de depositar parte do passeio antes de ir. Foi tranquilo com você? Recebeu algum tipo de comprovante?

    • Reply Aliny Matos 12 de novembro de 2016 at 21:10

      Oi Isabella! Tudo bem contigo? Quando você vai? Mil desculpas pela demora na resposta, mas fiquei um pouco ausente do blog nas últimas semanas. Nossa, que bacana que você falou com a Rita! Ela é muito solícita mesmo e amei fazer o passeio com a agência dela. Fica despreocupada, nesse caso pode fazer tranquilamente o depósito (eu fiz por Western Union) e tudo correu bem. Eu não me lembro se ela me enviou comprovante, mas peça o Vaucher do passeio. Todo o nosso contato foi por email e no dia combinado o guia/motorista nos buscou no Riad que estávamos hospedadas e a viagem ao Deserto do Saara foi inesquecível.

    Deixe uma Resposta

    @MELEVENAMALA – INSTAGRAM

    • Crocia Dubrovnik Dubrovnik vista do alto no pr do solhellip
    • Crocia Hvar  Fort Spanjola E a Crocia segue sehellip
    • Crocia Hvar Hvar a pronncia  rurr com certeza noshellip
    • Crocia Plitvice Lakes O belssimo Parque Nacional dos Lagos Plivticehellip
    • Turquia Gumbet  Pennsula de Bodrum Tem coisa melhor quehellip
    • Mato Grosso Pantanal  Sesc Baa das Pedras E ahellip
    • Mato Grosso Pantanal Sesc Pantanal To lindo quanto ver ohellip
    • Mato Grosso Pantanal Hotel Sesc Porto Cercado Passando para florirhellip
    • Mato Grosso Pantanal  Hotel Sesc Porto Cercado Tudo ohellip
    • Turquia Blue Lagoon Oludeniz Nesse finzinho de domingo nada melhorhellip
    Por favor, aguarde...

    Assine a nossa newsletter

    Quer ser notificado quando o nosso artigo é publicado? Digite seu endereço de e-mail e nome abaixo para ser o primeiro a saber.